O Governo do RN colocou na rua o efetivo de 3.200 homens e mulheres, por dia de serviço, durante o carnaval, em um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões. As ações na manhã do sábado, início da festa, e se estenderam até o final da Quarta-Feira de Cinzas.

A Operação Carnaval 2024 teve atuação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOPAER), que realizaram atividades integradas com a Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), por meio da Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran-RN), Departamento de Estradas de Rodagem do RN (DER-RN), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA-RN), Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e Secretaria de Estado do Turismo (Setur-RN).

As ações ainda tiveram a atuação conjunta das prefeituras de municípios litorâneos e que reúnem grandes polos de festas carnavalescas.