O Governo do RN nomeou 233 novos policiais, sendo 40 delegados, 21 escrivães e 172 agentes. Com esta convocação, todos os cargos vagos de servidores falecidos, exonerados e aposentados da Polícia Civil serão repostos, respeitando, assim, a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Desde 2019, o Governo do Estado vem realizando promoções e nomeando novos servidores. Em 2020, o edital do concurso público da Polícia Civil foi publicado e as provas foram realizadas em 2021. Na ocasião, 360 policiais foram nomeados. Em 2024, um Curso de Formação do mesmo certame foi concluído e, inicialmente, 233 formados foram nomeados, totalizando mais de 600 novos servidores, o que vai representar um incremento de quase 50% do efetivo atual em pouco mais de um ano. 

O Curso de Formação Profissional teve duração de três meses aproximadamente. Os alunos policiais foram submetidos a várias atividades divididas em disciplinas teóricas e práticas em áreas diversas, visando ao aperfeiçoamento técnico e tático dos servidores no âmbito da segurança pública, para emprego em missões especiais, ocorrências complexas ou de alto risco.