Não é verdade que a obra da Barragem de Oiticica, em construção no município de Jucurutu, na região Seridó, não foi concluída ainda porque o Governo do Estado estaria “usando politicamente famílias como massa de manobra”, como afirmaram, em vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho. De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), foram construídas 16 casas para a transferência das famílias da área que será alagada pela obra para a Nova Barra de Santana.

As famílias, segundo o secretário João Maria Cavalcanti, serão transferidas na próxima semana. O lugar onde as casas foram construídas, fora da área que será inundada, fica na mesma região da bacia hidrográfica da Barragem de Oiticica.

De acordo com o secretário, se dependesse do ministro Rogério Marinho, a solução encontrada para resolver o problema da retirada das famílias de forma rápida seria inundar a área, pressionando assim esses moradores a saírem por conta própria da Comunidade de Carnaúba Torta, sem nenhuma compensação do Governo do Estado nem do Governo Federal.

O presidente Bolsonaro e o ministro Rogério Marinho estiveram no RN, mais especificamente na Barragem de Oiticica, para soltar fake news. O que eles dizem naquele vídeo não condiz com a realidade. O Governo do Estado só poderia transferir as famílias quando garantisse a segurança e a dignidade delas. Hoje temos isso, as casas estão concluídas e as famílias serão transferidas na próxima semana. Diferente do que sugeriu o ministro Rogério Marinho, que queria que o Governo do Estado fechasse a barragem e inundasse o local com as famílias ainda lá, abandonando aquelas pessoas à própria sorte. Nós jamais faríamos isso, porque temos responsabilidade com a população”, esclareceu o secretário João Maria Cavalcanti.