O canal de acesso ao Porto de Natal vai passar por uma dragagem emergencial a partir desta terça-feira (29) para remover um banco de areia que causa risco de encalhe de navios.

Segundo a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), que administra o terminal, a intervenção é fundamental para garantir a segurança das operações portuárias.

Os trabalhos serão executados pela draga Ortelius, da empresa belga Jan de Nul, ao custo de R$ 6,4 milhões. A previsão é retirar aproximadamente 70.000 metros cúbicos de sedimentos do canal, que passa pelo rio Potengi.

Apesar da intervenção emergencial, a Codern informou que mantém aberta a licitação para dragagem de manutenção de todo o canal de acesso, que está programada para o segundo semestre de 2025. A licitação deve ocorrer o final de junho.

Somadas as duas intervenções e a implantação de defensa na Ponte Newton Navarro, que passa sobre o canal, o Governo do RN estimou investimentos federais de R$ 100 milhões.

Segundo o governo, o trabalho deve proporcionar a plena capacidade de exportação da produção de frutas do Rio Grande do Norte, que começa a ser embarcada no mês de agosto.